



































Em Portugal mais de metade dos internautas estão ligados a redes sociais e utilizam-nas, principalmente para encontrar e falar com amigos. A vida online através destas networks está a mudar o mundo.
Sentado num café ouvi o desabafo de uma jovem numa mesa ao lado ao telemóvel a dizer "Ainda bem, que existe o Facebook, caso contrário nunca o ia encontrar", dando conta que caso não estivesse ligada a esta rede social nunca teria encontrado aquele amigo, o que demonstra a dimensão que este fenómeno tem no nosso quotidiano. Um em cada três portugueses tem pelos menos uma conta numa rede social e Portugal ocupa o terceiro lugar na Europa em número de utilizadores de redes sociais. Computador, telemóvel ou dos novos gadgets (tablets), são várias as formas de aceder a estas redes sociais. Apesar de, aparentemente, uma rede seja semelhante a um site da internet não se devem confundir com estes, pois numa rede o conteúdo não são estáticos, uma vez que são criados pelos seus utilizadres (ex:YouTube) sendo este um espaço de partilha de vídeos. Hoje todos concordamos que tudo está online, em rede, e na rede. Temos o exemplo de quando uma figura pública comete alguma gafe na televisão, pouco tempo depois não só as imagens já circulam no mundo através do YouTube, como é logo criado, por exemplo, um grupo de apoio no Facebook. Atendamos á recente discussão do Orçamento de Estado para 2011, com diversos políticos a expressarem, em tempo real, a sua opinião sobre o assunto nas páginas pessoais do Facebook, passando depois estas mensagens para canais noticiosos.
O QUE É UMA REDE?
Para que se perceba, uma rede não é mais do que um local ou forma de uma pessoa se encontrar com outra na internet, contudo a sua utilidade vai mais longe de servir apenas como ponto de encontro. São uma recente forma de interacção e contacto entre pessoas, tanto a nível pessoal e familiar como profissional. São instrumentos cruciais em acções cívicas, permitem iniciativas de solidariedade social e sao ideias para juntar grupos com interesses comuns. O Facebook e o Hi5 são líderes na preferência dos portugueses que os utilizam, não apenas para falarem como para promoverem as suas actividades a nível profissional. A nível estritamente profissional, o LinkedIN, rede criada em 2002 utilizada por empresas para recrutar novos quadros é praticamente indispensável. Noutra área temos o Wikipedia, uma enciclopédia enorme, onde são os utilizadores que escrevem os conteúdos. O Flirck e o Picasa dominam se gosta de álbuns fotográficos virtuais ou apenas de fotografia em geral. Mas a liderar as redes destinadas a conteúdos multimédia temos... o YouTube calro está, sendo neste que os utilizadores partilham vídeos sejam estes trailers ou situações hilariantes. Outro sucesso em Portugal é o Twitter, tendo surgido em 2006. Trata-se de uma rede de micro-blogging, isto é, as pessoas adicionam textos (com lmite máximo de 160 caracteres) chamados de tweets que aparecem nas páginas dos seus seguidores. Por fim na música lidera o Myspace cujo possui um sistema interno de e-mails, fóruns e grupos, tem a vantagem de agregar ficheiros musicais e disponibilizar páginas dedicadas a quase todas as bandas do planeta. As redes sociais já não são um fenómeno (ainda que no início deste post me tenha referido a elas como tal) nem umamoda. Impuseram-se entre nós e fazem cada vez mais, parte do nosso dia-a-dia estando cá para ficar. Quem estiver de fora, corre o risco de meio mundo lhe passar ao lado.
Esté é 1 filme que aconselho a quem quiser saber mais sobre as redes sociais e sobre como o Facebook foi criado. O sucesso desta rede é tal que deu origem ao filme Rede Social realizado por David Fincher que reatrata a criação desta rede por Mark Zuckerberg. Com 600 milhões de utilizadores, se fosse um país só seria ultrapassado pela China e pela Índia
3.6 milhões Número de registos em redes sociais de contas portuguesas
Sentado num café ouvi o desabafo de uma jovem numa mesa ao lado ao telemóvel a dizer "Ainda bem, que existe o Facebook, caso contrário nunca o ia encontrar", dando conta que caso não estivesse ligada a esta rede social nunca teria encontrado aquele amigo, o que demonstra a dimensão que este fenómeno tem no nosso quotidiano. Um em cada três portugueses tem pelos menos uma conta numa rede social e Portugal ocupa o terceiro lugar na Europa em número de utilizadores de redes sociais. Computador, telemóvel ou dos novos gadgets (tablets), são várias as formas de aceder a estas redes sociais. Apesar de, aparentemente, uma rede seja semelhante a um site da internet não se devem confundir com estes, pois numa rede o conteúdo não são estáticos, uma vez que são criados pelos seus utilizadres (ex:YouTube) sendo este um espaço de partilha de vídeos. Hoje todos concordamos que tudo está online, em rede, e na rede. Temos o exemplo de quando uma figura pública comete alguma gafe na televisão, pouco tempo depois não só as imagens já circulam no mundo através do YouTube, como é logo criado, por exemplo, um grupo de apoio no Facebook. Atendamos á recente discussão do Orçamento de Estado para 2011, com diversos políticos a expressarem, em tempo real, a sua opinião sobre o assunto nas páginas pessoais do Facebook, passando depois estas mensagens para canais noticiosos.
O QUE É UMA REDE?
Para que se perceba, uma rede não é mais do que um local ou forma de uma pessoa se encontrar com outra na internet, contudo a sua utilidade vai mais longe de servir apenas como ponto de encontro. São uma recente forma de interacção e contacto entre pessoas, tanto a nível pessoal e familiar como profissional. São instrumentos cruciais em acções cívicas, permitem iniciativas de solidariedade social e sao ideias para juntar grupos com interesses comuns. O Facebook e o Hi5 são líderes na preferência dos portugueses que os utilizam, não apenas para falarem como para promoverem as suas actividades a nível profissional. A nível estritamente profissional, o LinkedIN, rede criada em 2002 utilizada por empresas para recrutar novos quadros é praticamente indispensável. Noutra área temos o Wikipedia, uma enciclopédia enorme, onde são os utilizadores que escrevem os conteúdos. O Flirck e o Picasa dominam se gosta de álbuns fotográficos virtuais ou apenas de fotografia em geral. Mas a liderar as redes destinadas a conteúdos multimédia temos... o YouTube calro está, sendo neste que os utilizadores partilham vídeos sejam estes trailers ou situações hilariantes. Outro sucesso em Portugal é o Twitter, tendo surgido em 2006. Trata-se de uma rede de micro-blogging, isto é, as pessoas adicionam textos (com lmite máximo de 160 caracteres) chamados de tweets que aparecem nas páginas dos seus seguidores. Por fim na música lidera o Myspace cujo possui um sistema interno de e-mails, fóruns e grupos, tem a vantagem de agregar ficheiros musicais e disponibilizar páginas dedicadas a quase todas as bandas do planeta. As redes sociais já não são um fenómeno (ainda que no início deste post me tenha referido a elas como tal) nem umamoda. Impuseram-se entre nós e fazem cada vez mais, parte do nosso dia-a-dia estando cá para ficar. Quem estiver de fora, corre o risco de meio mundo lhe passar ao lado.
Esté é 1 filme que aconselho a quem quiser saber mais sobre as redes sociais e sobre como o Facebook foi criado. O sucesso desta rede é tal que deu origem ao filme Rede Social realizado por David Fincher que reatrata a criação desta rede por Mark Zuckerberg. Com 600 milhões de utilizadores, se fosse um país só seria ultrapassado pela China e pela Índia3.6 milhões Número de registos em redes sociais de contas portuguesas
14h20m Média de tempo anual despendido por cada utilizador em redes sociais
51.5 milhões Número de horas gastas pelos portugueses em redes sociais
56,4% Dos internautas portugueses utilizam redes sociais
600 milhões Caso fosse um país, o Facebook seria o 3º maior do mundo
600 milhões Caso fosse um país, o Facebook seria o 3º maior do mundo
Hi5 Continua a liderar as preferências dos portugueses sobretudo os mais jovens (42,6%)
39,7% O Facebook é a segunda preferência dos internautas nacionais
84,4% A maioria dos utilizadores utiliza as redes para enviar mensagens


12:24
Joaquim Matos



1. Noite.pt – Welcome To The Party (2011)
2. Now Mix 3
3. Orbital Anual 2011
4. El Ritmo Caliente (2011)
5. I Love Latin House (2011)
6. Nova Era – Melhores do Ano (2011)
7. Dance Beat – Winter Grooves
8. Caribe Grandes Êxitos 2011
0 comentários:
Enviar um comentário