imagem si no comentas el proximo

terça-feira, 15 de março de 2011

A cada cigarro menos 11 minutos de vida

Fumar com regularidade diminui a esperança média de vida em 6,5 anos, concluiu um estudo realizado por especialistas do Reino Unido sobre o verdadeiro impacto deste na saúde das pessoas. Quem fume em média 10 cigarros/dia equivale a 3h40m a menos. Já para quem fuma 1 maço por dia vive menos 1 dia e meio.

Não é novidade nenhuma que o tabaco é nocivo para a saúde das pessoas, podendo causar cancro (entre outras doenças) e que ao longo da vida encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol (Inglaterra), dá mais precisão a estes avisos ao calcular que cada vez que uma pessoa fuma um cigarro está a encurtar a sua vida em 11 minutos. E mais do que isso, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os fãs do tabaco diminuem em 6,5 anos a sua esperança de vida devido aos cigarros.

No entanto este ultimo cálculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.

O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que se um homem fuma em média 5.722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de fazê-lo até aos 71, consumiu no total 311.688 cigarros em toda a sua vida.

O doutor observou durante 4 décadas - começando em 1951 mais de 34 mil médicos ingleses do sexo masculino. Todos eram maiores de 40 anos sendo alguns fumadores e outros não. Dentro dos resultados, Doll descobriu que a percentagem de mortes de aqueles que fumavam era 3 vezes maior em homens entre 45 e 64 anos e o dobro para os que tinham entre 65 e 84 anos, em comparação com os não fumadores. É que os efeitos nocivos do tabaco vão além do cancro de pulmão. Os habituais fumadores tem mais possibilidades de apresentar sintomas de deterioração intelectual, como perda de memória, linguagem e capacidade de aprendizagem. Além disto triplica as possibilidades de dano cerebral e constitui um factor de risco para as doenças cardiovasculares, entre outras numerosas patologias, para quem não sabe, doenças.

Eis o caminho seguido
para os investigadores ingleses terem chegado a esta conclusão.
Primeiro calcularam que os 6,5 anos de diminuição da esperança média de vida equivalem a 2.374 dias ou 56.976 horas ou a 3.418.560 minutos. Logo determinaram que o consumo de 5.772 cigarros por ano multiplicado por 54 anos desde os 17 até os 71 dão como resultado 311.688 cigarros ao longo de toda a vida. Finalmente dividiram os 3.418.560 minutos perdidos pelos 311.688 cigarros fumados. Esta operação mostra como resultado a perda de 11 minutos de vida por cada cigarro fumado.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger