imagem si no comentas el proximo

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ladrão de cocos

Um crustáceo travesso que trepa árvores, rouba as tocas dos caranguejos terrestres e, ainda assim, enfrenta a extinção.
O caranguejo-dos-coqueiros é um poderoso crustáceo de pinças impressionantes.
Um espécimen enorme, que pesa quase 5 kg e com um comprimento até 40 cm, o Birgus Latro é o maior artropóde terreste do mundo. É conhecido como ladrão de cocos (latro é latim para ladrão), pela sua capacidade de trepar palmeiras e abrir aquele fruto com as pinças, para se alimentar - o que os insulares vêem como um roubo. É também chamado caranguejo-dos-coqueiros, apesar de ser aquilo a que os biólogos chamam um falso caranguejo.
Habita sobretudo em áreas florestais costeiras das ilhas do Pacífico Sul e do oceano Índico e pode viver até 30 anos. É maioritariamente noctívago, pois durante o dia esconde-se em tocas subterrâneas. Acasala em terra seca mas, assim que os ovos estão prestes a eclodir, a fêmea liberta-os no oceano. Mal nasce, a cria dirige-se para o fundo do mar em busca de uma concha, antes de regressar a terra seca. Já em terra, este crustáceo adapta-se de forma permanente a uma vida terrestre - tanto que se afogaria na água, já que desenvolveu um sistema respiratório adaptado à extracção de oxigénio do ar (e não da água).
O facto de desovar no mar é a principal razão para a sua ampla distribuição, com as correntes a arrastarem as larvas para longe. Ainda assim, esta é uma espécie em vias de extinção, porque é considerada uma iguaria, sendo apanhada para alimentação.

E eu pergunto haverá algo que nós humanos não comamos?

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger