imagem si no comentas el proximo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Calendário do Mundial de Fórmula 1 2011






O Conselho Mundial de Desportos a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabeleceu que os organizadores do GP do Bahrein têm até o dia 1º de maio para decidir se desejam remarcar a corrida ainda para a temporada 2011. A prova que abriria o campeonato foi cancelada por causa de problemas políticos no país do Médio Oriente.

O cenário mais próvavel, em caso de remarcação, é que o GP do Bahrein seja reagendado para o fim de semana seguinte ao GP de Abu Dhabi, empurrando o GP do Brasil para 4 de dezembro. De acordo com a acessoria de imprensa da corrida em Interlagos, ninguém foi procurado ou consultado sobre uma possível mudança e confirma a data para o dia 27 de novembro.

A questão foi discutida na reunião em Março do Conselho Mundial, realizada na sede da FIA, na Place de la Concorde, em Paris. Apenas uma data limite foi estabelecida, mas nenhuma decisão sobre a corrida foi tomada. Os organizadores têm até ao fim de Abril para informar à FIA se é possível realizar o evento no país e se a crise política já cessou, algo que pode não ser fácil.

Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, nega que a imagem da categoria tenha sido danificada pelo cancelamento da prova. Ele ainda não desistiu de recolocar o GP no calendário.
"Não sei como as coisas estão no Bahrein e se haverá paz a tempo de uma corrida. Mas daremos um jeito. As pessoas lá sempre nos apoiaram muito, desde a primeira vez que fomos lá".

Em 2011 algumas coisas mudaram começando pelo jogo de equipa que passou a ser permitido, pois o artigo do regulamento que impedia tal prática foi retirado. Será isto bom? Não, pois a Formula 1 passará a ter mais cara de desporto de equipa do que de pilotos. O mais engraçado é que o artigo 151c diz que qualquer ação que possa manchar a categoria será julgado e punido severamente, ou seja, não há regra que impeça o jogo de equipa, porém se a opinião publica for contra, a equipa pode ser punida. Subjetivo não acham? Não me parece que vá dar bom resultado. Veja mais sobre o tema no site da F1.


Em 2011 há também um novo fornecedor de pneus, sendo que a Bridgestone será substituída pela Pirelli e pelos próximos 3 anos manter-se-á como tal, sendo que esta terá um sistema de cores para distinguir cada um dos 6 tipos. Os testes indicam que serão necessárias 2 ou 3 trocas por corrida. As outras mudanças são:


■A asa traseira poderá ser regulada pelo piloto duas voltas após o começo da corrida através de mecanismo eletrónico e só poderá ser ativado se ele estiver menos de um segundo atrás de outro piloto em locais selecionados da pista. Quando o piloto travar, o mecanismo é desabilitado. Durante treinos livres de classificação o seu uso é permitido. A asa dianteira deixa de ser ajustável.
■Regra dos 107% volta com direito a “café com leite” dos fiscais. Isto quer dizer que se o tempo de um determinado piloto exceder em 107% o do piloto mais rápido, este carro não poderá partir.
■O F-duct, que faz com que o piloto use parte do seu corpo para modificar o comportamento aerodinâmico do carro, está proibido
■Peso mínimo do carro passa a ser 640kg
■A caixa de mudança deverá durar 5 corridas contra os 4 em 2010
As regras para os próximos anos estão disponíveis no site da FIA. Outras coisas importantes para os anos de 2012 até 2014 são a troca do motor em 2013 que terá 4 cilindros e 1.6L com injeção direta de alta pressão e turbo. A quantidade de motores novos na temporada será de 5 em 2013 e cai para 4 em 2014. A mudança nos motores diz ainda que a pressão da injeção direta de combustível será de 500bar e a rotação máxima do motor em torno de 12 mil rpm. Estas mudanças farão que os carros sejam 35% mais económicos e também dará espaço para que tecnologias de recuperação de energia ganhem espaço. Sim, estou a falar do KERS (Sistema de recuperação de energia cinética), que aproveita a energia acumulada nas travagens para aproveitamento quando o carro necessitar de acelerar (representa 10% da potência máxima do motor).

Veremos como corre

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger