imagem si no comentas el proximo

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cogumelos venenosos

Fungos letais podem matá-lo em menos de 1 semana. Cuidado com o que come!
Muitas espécies de cogumelos desempenham um papel positivo na decomposição de matéria orgânica e na melhoria do solo, mas algumas contêm toxinas e elementos patogénicos potencialmente letais. O mais reconhecível é o vermelho com pintas brancas, agárico-das-moscas (Amanita muscaria). Este envenenador é encontrado na Europa, Norte da Ásia e América do Norte, e embora todo o cogumelo seja venenoso, raramente é fatal. A espécie que causa mais envenenamentos fatais é a cicuta verde (Amanita phalloides) - sobretudo porque se assemelha a várias outras espécies inofensivas. Este fungo amarelo-esverdeado, que costuma ser encontrado sob carvalhos, contém amatoxinas e falotoxinas que, se ingeridas ou tocadas, podem matar uma pessoa em seis dias: a vítima sentirá dificuldades respiratórias, tonturas e náuseas. Depois, justamente quando os sintomas parecem acalmar, o estado piorará e a falha hepática e renal conduzirá à morte.
O anjo-destruidor (Amanita virosa), que está na imagem à esquerda, é outro cogumelo que afecta o fígado, com efeitos igualmente devastadores. Esta variedade é branca com um topo viscoso em forma de sino.

Sabia que:
Os fungos eram classificados como plantas, mas, como não fazem fotossíntese, agora têm o seu próprio reino composto por ascomicetes, líquenes e cogumelos?

2 comentários:

carlos henrique disse...

nossa muito interesante

Iorranes disse...

Interessante, vai me ajudar em um trabalho escolar....

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger