imagem si no comentas el proximo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quais são as licenciaturas com maior taxa de emprego

Apesar de estranho,a verdade é que há cursos mais promissores que outros. Segundo um inquérito feito por um jornal a 50 empresas, as licenciaturas em Gestão, Economia e os cursos de engenharia são as escolhidas na hora de contratar.

Gestão, Economia, Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Gestão de Marketing são os cinco cursos preferidos pelas empresas dos sectores da construção, serviços, fabricantes de automóveis, indústria alimentar e empresas de consultoria.

Mas tal como os cursos, também as Universidades que frequentaram marcam pontos na hora de seleccionar um colaborador. Neste inquérito, a Universidade Técnica de Lisboa surge no 1º lugar das preferências. Seguem-se a Universidade Católica, a Universidade do Porto, o ISCTE e a Universidade Nova de Lisboa.

No sector dos serviços, o ISCTE, a Universidade do Porto, a Universidade Católica, o ISEG e Instituto Superior Técnico são as escolas preferidas pelas empresas inquiridas pelo Diário Económico.

É curioso que os cursos com menos desempregados, não sejam os preferidos das empresas. Os licenciados nas áreas de Medicina, Saúde, Matemática, Serviços de Transportes e Informática são os que têm um menor número de licenciados inscritos nos centros de emprego. Não que isso seja um indicador flagrante da taxa de desemprego. Até porque muita gente sem trabalho, não está inscrita neste centro. Sem falar que os desempregados que frequentam as acções de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) são logo retirados das estatísticas do desemprego.

A Informática continua a destacar-se. É uma porta de entrada muito segura no mundo do trabalho. Cursos como Sistemas de Informação e Engenharia de Redes são sempre uma boa opção de futuro.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger